RO - Segunda - Feira, 11 de Dezembro de 2017
Atualizada: 19/04/2017 20:26:57

Dia de vivência é feito no Centro Cultural da Aldeia Paiter Wagôh Pakob em Cacoal

Aberto ao público, ação comemorou Dia do Índio, nesta quarta-feira (19).

Para celebrar o Dia do Índio, comemorado nesta quarta-feira (19), os indígenas da Aldeia Paiter Wagôh Pakob promoveram um dia de vivência na aldeia. O evento aconteceu no Centro Cultural localizado na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal, durante todo o dia.



“É um dia para nos concentrarmos e refletirmos sobre a importância dessa data para nós, indígenas. Pensar o que queremos para o nosso futuro e o que podemos fazer para tentar alcançar nossos objetivos”, destaca Gasodá Suruí, um dos organizadores.



Para Gasodá, a data serve para dar visibilidade e abertura para a discussão sobre os direitos indígenas. “Celebrar nosso dia e resgatar nossas origens e tradições, mesmo com todas as dificuldades que as comunidades enfrentam diariamente, é muito importante", afirma.



Para Gasodá, reunir o povo indígena é o ponto mais importante da celebração do Dia do Índio. "Reunir nossos parceiros indígenas e fazer todas essas brincadeiras me deixam muito feliz. Mas nós também queremos chamar a atenção da sociedade e dizer o que a gente pensa sobre o nosso futuro, a nossa visão em relação a natureza e muitos outros pontos importantes que serão abordados nesse dia de vivência ", declara.




O evento é aberto ao público. Estão programadas atividades durante todo o dia com comidas e bebidas típicas, além de gincanas de arco e flecha, caça, exposição de artesanatos e pintura corporal.