RO - Segunda - Feira, 11 de Dezembro de 2017
Atualizada: 09/06/2017 00:17:43

Professor lançará versão em português de livro sobre as aventuras de um sueco no Alto Amazonas

Obra foi publicada originalmente em 1912.

Um livro que conta as aventuras de um sueco nos confins do Alto Amazonas, no Brasil, originalmente publicado em 1912, foi traduzido para a língua portuguesa, pelo professor Hélio Rodrigues da Rocha, do Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal de Rondônia (Unir). A obra será lançada neste sábado (10), em Porto Velho.

 

O lançamento está previsto para às 17h, no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles. A obra intitulada "Aventuras de um sueco nos confins do Alto Amazonas, incluindo uma temporada entre índios canibais" - tradução do original "In the Amazon jungle: adventures in remote parts of the Upper Amazon river, including a sojourn among cannibal indians", contém 86 fotografias tiradas por Algot Lange, um sueco radicado nos Estados Unidos.

 

Segundo a Unir divulgou, em nota, o livro apresenta o relato da viagem de Algot ao Rio Amazonas e alguns de seus afluentes e o registro do cotidiano do autor em terras "remotas", bem ao estilo testemunhal, sobre “acontecimentos fantásticos”, como o convívio com os seringueiros de Remate de Males (Atalaia do Norte/AM) e com “índios canibais”, os Mayoruna, a morte de uma anaconda com tiros de pistola e os acessos de febre malárica que quase lhe tiraram a vida.

 

A obra de Algot Lange vem a público em sua primeira versão em língua portuguesa, segundo a assessoria da Unir. Na versão em português, um dos destaques do livro são as expressões e palavras regionais, tais como “jabá”, “embira”, “picada”, “emborcar”, “coriscar”, “rebuliço”, “caroçuda”, “olhar de través”, “a torto e a direito”, dentre outras. Durante o lançamento haverá mesa de autógrafos e apresentações culturais de música e dança.

 

SERVIÇO 
Lançamento do livro “Aventuras de um sueco nos confins do Alto Amazonas”
Data: 10/06/2017
Horário: 17h
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, na Rua José do Patrocínio, nº 200, esquina com José Bonifácio.