RO - Terça - Feira, 12 de Dezembro de 2017
Atualizada: 05/10/2017 23:42:37

Programa Bolsa Atleta de incentivo ao esporte é implantado em Rondônia

Programa Bolsa Atleta de incentivo ao esporte é implantado.

Muitos atletas de Rondônia têm ganhado destaque nacional. Buscando auxiliar esses esportistas quanto aos custos com viagens e preparação para as competições, Rondônia adotou o Programa Bolsa Atleta. O valor da bolsa é de R$ 610,90 e os beneficiados precisam atender as exigências do edital que foi publicado no Diário Oficial do estaso no dia 15 de setembro. Os técnicos também podem ser beneficiados com 25% do valor da bolsa.

 

Tanto na categoria adulto, como na juvenil o bolsista receberá 12 parcelas do valor, desde que se mantenha ativo no esporte. A bolsa cobre tanto atletas de esportes estudantis, como de alto rendimento. Segundo Rodnei Paes, gestor da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), os investimentos serão feitos diretamente no atleta, buscando sempre a melhor preparação para participação de competições de alto nível.

 

- Este programa foi criado para que nossos atuais e futuros atletas sejam beneficiados, independente de quem esteja a frente do governo do nosso estado. Nosso objetivo é fincar esse projeto para curto, médio e longo prazo, visando a melhor preparação para nossos esportistas. Os técnicos também podem ser beneficiados com o programa.

 

Os atletas que tenham bons resultado em competições oficiais, sendo elas estaduais, nacionais ou internacionais de diversas modalidades, podem concorrer à bolsa. Para o caso de esportistas estudantis, o atleta precisa estar matriculado em uma instituição de ensino público. Os resultados dos candidatos inscritos terão como base a atuação de julho de 2016 a julho de 2017, tanto para modalidades olímpicas como para paralímpicas.

 

Clique aqui para abrir o edital

 

MANUAL DO BOLSA ATLETA

Esportistas de alto rendimento com idades de 12 a 28 anos, que sejam destaques em suas modalidades podem ser beneficiados com a bolsa, mas apenas os atletas de moram no estado e possuem filiação ou vinculação com as federações esportivas do estado podem participar do programa.

 

Serão consideradas válidas as indicações de ranking, homologadas pela entidade nacional de administração da modalidade, entre os 20 primeiros colocados. Nas modalidades que as competições são realizadas por etapas, os atletas podem requerer a bolsa desde que tenha alcançado, no mínimo, a 3ª colocação geral da competição.

 

PARA OS TÉCNICOS

Os técnicos que apresentarem bons resultados em competições de modalidades olímpicas ou paralímpicas também podem receber o apoio do programa. O valor corresponde a 25% do Bolsa Atleta, podendo acumular até quatro bolsas neste mesmo valor.

 

CANCELAMENTO DO BENEFÍCIO

A Bolsa-Atleta será cancelado quando: o atleta deixar de satisfazer quaisquer dos requisitos exigidos para sua concessão ou descumprir quaisquer cláusulas do Termo de Adesão; se for condenado por uso de doping; se for comprovada a utilização de documentos ou declaração falsos para obtenção do benefício; deixar de treinar ou faltar às competições oficiais de que deva participar, sem justa causa; e não estar regularmente matriculado em instituição de ensino, para a subcategoria Bolsa-Atleta Prata, exceto nos casos de conclusão do nível de ensino ou atingir a idade de 29 anos.

Mais detalhes

O valor do Bolsa Atleta é creditado mensalmente, em conta bancária específica. O valor, inicialmente padrão de R$ 610, 90 destinado atender a duas categorias para efeito da participação no programa, sendo nessas categorias:

Adulto
Ouro
Paralímpica

Juvenil
Prata
Bronze
Paralímpica